Desburocratizar a entrada de produtos alimentícios vindos do Peru pela rodovia interoceânica e planejar a reconstrução dos trechos da BR-364 alagados pela cheia do Rio Madeira entre Rondônia e Acre. Estas foram as pautas prioritárias tratadas pela bancada federal do Acre na tarde desta terça-feira, 1, durante reunião com os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e dos Transportes, César Borges.
As duas reuniões foram agendadas pelo senador Jorge Viana, com apoio do líder da bancada federal do Acre, senador Sérgio Petecão, após reunião dos parlamentares com o governador Tião Viana e representantes do setor empresarial do Acre na semana passada. Participaram ainda do encontro com os ministros o senador Aníbal Diniz os deputados federais Sibá Machado, Perpétua Almeida, Taumaturgo Lima e Flaviano Melo.
Uma das solicitações feitas ao Ministro Chefe da Casa Civil foi para que os testes de importação de alimentos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pudessem ser realizados em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre (Ufac), agilizando a entrada de produtos alimentícios peruanos pela fronteira com o país vizinho. “O ministro Mercadante se mostrou sensível a essa questão e já tratou o assunto com o ministro da Agricultura para que possamos avançar nessa proposta”, disse Jorge Viana.
Ao chefe da Casa Civil, a bancada solicitou ajuda para garantir o transporte de combustível peruano para o Acre, além do apoio necessário para abertura de crédito específico para o setor empresarial do Estado. Aloizio Mercadante afirmou que vai agilizar a formação de um grupo de trabalho com técnicos do governo federal para tratar dessas questões.
Em seguida, os deputados e senadores se reuniram com o ministro dos Transportes, diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e equipe técnica do ministério para tratar de ações emergenciais que garantam a reconstrução da BR-364 nos trechos que ficaram submersos pela cheia do Rio Madeira. Inclusive, essa foi uma das grandes preocupações externadas pelo governador, em reunião com a bancada.
O ministro dos Transportes se comprometeu em ajudar o Acre tanto na recuperação da rodovia, como no envio de equipamentos pesados para auxiliar o trabalho de travessia de veículos na BR-364 que vem sendo feito pela equipe do governo do Acre. “Todos reconhecem os esforços que o governador Tião Viana tem feito no sentido de diminuir as dificuldades que a população do Acre enfrenta. Deixamos de lado as diferenças porque o Acre nunca enfrentou uma situação tão grave como essa. O momento é de unir esforços”, afirmou Jorge Viana.
O senador Aníbal saiu confiante das audiências. “Estou mais aliviado, porque o general Jorge Fraxe (Dnit) assumiu que está consciente da gravidade do problema e, principalmente, porque ele anunciou que na reunião colegiada de amanhã, o departamento vai assumir total responsabilidade por toda extensão da BR-364”, comentou.