Organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma missão do Acre com representantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), startups acreanas de sucesso e Sebrae está visitando o San Pedro Valley, ecossistema de inovação de Belo Horizonte, Minas Gerais. A visita começou na terça-feira, 25 e segue até esta sexta-feira, 28.
Além do Acre, representantes do Tocantins e do Amazonas também estão participando da missão. O nome San Pedro Valley surgiu como uma brincadeira em 2011, durante encontros informais de empreendedores e hoje é referência para empresas de base tecnológica de Belo Horizonte.
O objetivo da comunidade é reunir as startups de Belo Horizonte para juntos identificar oportunidades, necessidades e incentivos para o mercado. Atualmente são mais de 200 empresas de diversos setores, que contam com espaços de coworking, aceleradoras, investidores e interessados.
Os participantes da missão estão conhecendo as aceleradoras Acelera MGTI e Techmall, o centro de econômica criativa Espaço 104, o Parque Tecnológico BH Tec, o fundo de investimento Fundepar e Inssed e a startup Wilynka.
Alex Lima de Souza, analista do Sebrae Acre, destaca a importância da visita ao ecossistema de inovação de Minas Gerais. “O objetivo é promover vivência para as empresas acreanas em um ecossistema maduro nas áreas de tecnologia e inovação”, afirma.
O empresário da startup Busca Peça Thiago Cabral elogia o empenho da governo do Acre, por meio da Sect, e o apoio para a conexão com mais negócios. “Conseguimos aprender mais estratégias que estão sendo usadas por outras startups”, diz.
A empresa Busca Peça firmou parceria com o Sindicato de Auto Peças de Minas Gerais para ampliar as vendas da empresa.