Mudanças climáticas e mecanismos de mercado foram temas do primeiro painel da 16ª Reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coema) Regional Centro-Norte, realizada nesta quarta-feira, 12, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). O evento contou com a presença de representantes de órgãos públicos e sindicatos ligados ao meio ambiente nas regiões Norte e Centro-Oeste do país.
A diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais do Acre (IMC), Magaly Medeiros, ministrou a palestra “Estratégia de desenvolvimento baseada na floresta e na baixa emissão de gases de efeito estufa”.
Magaly falou sobre a economia de base florestal e redução das taxas de desmatamento, como forma de garantir recursos para o estado por meio do programa REED for Early MOVER, que em sua primeira fase vendeu 79 milhões de toneladas de carbono.
“Mesmo com a implantação das políticas públicas que fomentam a manutenção e ampliação dos serviços ambientais, nós ainda temos grandes desafios. O governador Tião Viana vai investir na consolidação da economia de base florestal”, explicou a diretora.