O programa itinerante “Mulher Mais Vida”, que tem beneficiado muitas mulheres em todo o estado, estará nesta quinta-feira, 27, no Centro de Controle Oncológico (Cecon) de Rio Branco, para dar continuidade a mais uma etapa na realização de exames de mamografia.
Serão atendidas cerca de 40 mulheres vindas de Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri. A previsão de chegada do ônibus itinerante ao Cecon de Rio Branco é por volta das 11h30.
Para que as mulheres venham do interior fazer os exames na capital, o governo do Estado oferece transporte e alimentação, gratuitamente. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o programa terminará somente quando todos os municípios do Acre forem atendidos. Aproximadamente, 37 mil mulheres deverão ser atendidas pelo programa.
Câncer de Mama em Números
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), geralmente, de cada 10 mulheres que descobrem precocemente o câncer de mama, nove conseguem vencer a doença. Recentemente, o Ministério da Saúde (MS) alterou a idade mínima recomendada para iniciar exames periódicos de mamografia de 50 para 40 anos.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, representando 22% dos casos novos, a cada ano. No Brasil, são esperados 57,1 mil novos casos em 2014.