O Dia Nacional da Mamografia é lembrado nesta quarta-feira, 5. O exame é oferecido pela rede pública de saúde e tem a finalidade de oferecer o diagnóstico precoce do câncer de mama. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), tem estabelecido estratégias para o combate do câncer de mama no Acre, como o programa itinerante “Mulher Mais Vida”.
O programa, que tem por objetivo conscientizar e sensibilizar a população feminina da importância da mamografia, também oferece o exame gratuitamente para mulheres que não têm acesso a esse tipo de diagnóstico. A estimativa é de que cerca de 40 mil mulheres sejam atendidas pelo programa.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Incar), geralmente, de cada 10 mulheres que descobrem precocemente o câncer de mama, nove conseguem vencer a doença. Recentemente, o Ministério da Saúde (MS) alterou a idade mínima recomendada para iniciar exames periódicos de mamografia de 50 para 40 anos.
“O grande problema que enfrentamos é que poucas mulheres na faixa etária de risco têm procurado fazer o exame periodicamente, buscando acompanhamento médico apenas quando o câncer já está em estágio avançado, diminuindo as chances de uma recuperação mais rápida”, esclarece a mastologista e diretora do Cecon, Zélia Assis.
O exame
A mamografia é um exame de raios-x, no qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico, para melhor visualização. Em geral, são feitas duas mamografias de cada seio – uma de cima para baixo e uma de lado.
Onde é oferecido
Em Rio Branco, o exame de mamografia pode ser feito no Centro de Controle Oncológico (Cecon) de Rio Branco. O resultado com o diagnóstico fica pronto em até 10 dias. No interior do estado, as mulheres devem procurar qualquer unidade de saúde, de onde serão encaminhadas para o exame.