Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Museus preservam memória e identidade acreanas – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Museus preservam memória e identidade acreanas

Com objetivo de estimular jovens a valorizarem o passado e o legado cultural, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza entre os dias 17 e 22 deste mês a 14a Semana Nacional de Museus, temporada cultural que celebra o Dia Internacional do Museu, comemorado neste 18 de maio.

No Acre, os locais que preservam a identidade histórica do estado estão disponíveis para visitas durante toda a semana. São eles: Palácio Rio Branco, Casa dos Povos da Floresta, Museu Xapury e Sala de Memória de Porto Acre. Conheça a história de cada um:

Palácio Rio Branco

foto palacio
(Foto: Sérgio Vale/Secom)

Construído em 1930, em estilo neoclássico, o Palácio Rio Branco é considerado a sede do governo do Acre. O local, revitalizado em 2002 pelo então governador Jorge Viana, incorporou a função cultural com exposições que apresentam as diversas fases da história do povo acreano. Textos, objetos históricos, fotografias e depoimentos podem ser encontrados nas diversas salas do espaço.

Tombado em 2005, só levou o nome Museu Palácio Rio Branco em 2008. Atualmente, a visitação está aberta para turistas de terça a sexta, das 8 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 16 às 21 horas.

O Palácio Rio Branco é localizado na Avenida Getúlio Vargas, na Praça Eurico Dutra, Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (68) 3223-9340.

Casa dos Povos da Floresta

3789235331_4e20cd4347_o
(Foto: Acervo Secom)

Em meio à cidade, uma grande maloca indígena chama a atenção de quem passa pelo Parque da Maternidade. Inaugurada em 2003, a Casa dos Povos da Floresta é o local que tem como acervo a história dos ribeirinhos, seringueiros e índios acreanos.

O espaço ainda contém a exposição permanente do imaginário amazônico, contando história de mitos e lendas por meio de réplicas dos personagens folclóricos, como o boto cor-de-rosa, o mapinguari e a mãe-da-mata, entre outros. Além disso, há uma exposição de artesanato indígena e regional.

Inspirado nos Povos Kupixauás, a arquitetura ainda conta com a pintura inspirada nos Yawanawá no piso de entrada do local.

A Casa dos Povos da Floresta está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 15 às 19 horas.

Memorial dos Autonomistas

memorial
(Foto: Acervo Secom)

O Memorial dos Autonomistas foi construído em 2002, com o objetivo de difundir e preservar a história do Movimento Autonomista do Acre, movimento responsável pela emancipação do Acre à condição de estado, em 1957. Antes, o território pertencia à Bolívia.

No local, há um espaço permanente à exposições de artes plásticas e o Theatro Hélio Melo, um dos principais palcos da cultura do Acre. Além disso, fotos históricas, objetos marcantes e textos sobre os mais importantes episódios e personagens da trajetória do Acre.

Outra curiosidade é que o corpo do senador responsável pelo projeto da lei de elevação, Guiomard Santos, e da esposa, Lydia Hammes, estão enterrados no memorial.

O espaço está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 309, Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 8 às 18h, e sábado, domingo e feriados das 16 às 20h.

Museu Xapury

museu xapuri
(Foto: Internet)

Localizado em Xapuri, a 175 quilômetros da capital Rio Branco, O Museu Xapuri é um espaço que retrata a história da cidade e da sua população.

Inaugurado em 2005, o local está instalado em um edifício construído em 1927, que na época, abrigava a prefeitura da cidade. Atualmente, expõe a história do povo de Xapuri, desde seu povoamento, passando pelo período áureo da borracha que garantiu o título de Princesinha do Acre, até a luta dos mais ilustres cidadãos, entre eles, Chico Mendes, líder seringueiro do movimento de resistência.

O espaço dispõe de armas do período da Revolução Acreana, mobiliário e objetos representativos da exploração sobre os trabalhadores da floresta.

O Museu Xapury está localizado na Rua Coronel Brandão, 156, e é aberto a visitas de segunda-feira a sábado, das 8 às 18h. Aos feriados, o funcionamento é de 8 às 13h.

Sala de Memória de Porto Acre

sala de memoria
(Foto: Acervo Secom)

A Sala de Memória de Porto Acre é um dos últimos bens arquitetônicos do município, distante 58 quilômetro de Rio Branco, é a réplica de uma velha igreja construída no final da década de 1940. Desde os anos 80, o espaço funciona como museu de documentos, fotografias e objetos referentes à Revolução Acreana.

Ao todo, são 150 peças históricas, sendo 60 cadastradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O museu está localizado na Rua Dr. Diocleciano, 50. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 7 ás 16h. Já nos sábados e feriados, está aberto para visitas de 7 às 11h.

Preservação do espaço histórico

A diretora-presidente da Fundação Elias Mansour, órgão estadual responsável por administrar os espaços, Karla Martins, fala da importância dos espaços para a construção identitária do estado. “São locais que devem ser valorizados. É lá que a história é preservada e onde as futuras gerações poderão encontrar referências da construção do Acre e do seu povo”, diz.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464