Em comemoração ao Dia Nacional da Mamografia, o Centro Oncológico do Acre (Cecon) realizou nesta terça-feira, 7, em Rio Branco, um mutirão de atendimento em caráter especial, destinado a mulheres acima de 50 anos que nunca fizeram o exame de mamografia, sem a necessidade de agendamento ou encaminhamento prévio.
Por meio da divulgação na mídia local, a ação alcançou um grande número de mulheres. Como, por exemplo, Maria Verônica Cordeiro, 54 anos. Ela conta que nunca fizera o exame por medo, mas, com um caso de câncer de mama na família e incentivada pela irmã, que a informou da ação, resolveu ir ao Cecon.
“Eu tinha medo se que a máquina me machucasse. Minha irmã disse: ‘Faz! Cuida enquanto é cedo e está sendo dada essa oportunidade. Minha tia disse que é muito ruim o câncer, e cuidar antes é bem melhor’”, afirmou a paciente.
A gerente de Assistência do Cecon, Carina Hechenberg, pontuou que o procedimento na unidade para realização do exame de mamografia requer encaminhamento e agendamento prévio, sendo realizado de segunda a sexta-feira.
“Com a demanda livre, sem encaminhamento, tivemos um movimento muito grande. Estamos felizes com essa quantidade de mulheres que vieram buscar o atendimento. Isso demostra que elas estão preocupadas com a saúde”, enfatiza Carina.
A gerência do Cecon ressaltou que os atendimentos serão durante toda esta terça-feira, enquanto houver pacientes na unidade.