Ao longo da semana comemorativa do 29º ano de emancipação política de Rodrigues Alves, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres (SEASDHM), da Secretaria de Segurança Pública (Sejusp), do Instituto de Previdência do Acre, da Secretaria de Saúde (Sesacre), do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon), da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Seet) e da Agência Reguladora do Acre (Ageac), vem ofertando diversos serviços a moradores do município.
Os mais de 19 mil habitantes da cidade têm disponíveis serviços de emissão gratuita da 1ª via da identidade, emissão da 2ª via do registro de nascimento, certidão de casamento e atestado de óbito, além inúmeros atendimentos médicos e outras iniciativas.
Rauan de Souza, 14 anos, é um dos beneficiados pelos atendimentos. O jovem conta que precisou de socorro médico e teve acesso negado por não ter carteira de identidade. Mas, nesta quarta-feira, 28, a angústia acabou. Ele foi à Escola Francisco Braga de Souza, onde as iniciativas vêm sendo oferecidas, e garantiu o seu direito à cidadania. “Sinto-me mais feliz por tirar a minha carteira de identidade”, comemorou.
O delegado de Polícia Civil, José Obetânio dos Santos, falou sobre a meta de emitir, gratuitamente, 250 primeiras vias da carteira de identidade. “A Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação, designou uma equipe para cá para prestigiar os cidadãos que precisam desses serviços. É muito gratificante ver que a população tem a oportunidade de acessar os serviços públicos do Estado”, disse.
Alana Albuquerque, que é diretora-presidente do Procon no Acre, destaca a disponibilidade de orientações previstas no programa Rota de Qualidade. “Estamos esclarecendo as dúvidas, orientando e educando consumidores e fornecedores dentro do estado. Por isso, convido toda população de Rodrigues Alves e do Juruá a nos procurar no caso de dúvidas ou necessidade de reclamações voltadas ao consumo. Serão feitos os registros de todas as reclamações”, informou.
Outra importante iniciativa do governo vem do Instituto de Previdência do Acre, que trouxe orientações aos servidores do Estado. “Tratamos de aposentadorias, revisão de benefícios, reforma da previdência, que aconteceu em 2019, e tiramos outras dúvidas dos nossos servidores. Na sexta-feira, 30, entregaremos, a pedido do governador Cameli, 17 portarias de aposentados deste município”, informou Lívio Veras, diretor de Previdência do Acreprevidência.
O chefe de gabinete do governo, coronel José Rosemar Messias, lembra que os atendimentos seguem até sexta-feira, 30, reforça que as ações são realizações de pedidos feitos por Cameli e anuncia obras futuras do governo no município.
“Estamos com quase tudo pronto para dar ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública aqui em Rodrigues Alves. Além disso, temos outras importantes realizações, que são a manutenção e recuperação de escolas da região; entregas de fardamentos e kits escolares. Dessa forma, o governo se faz presente, por meio das secretarias, recebendo as demandas da população”, pontuou.