Material reciclado foi o recurso utilizado na decoração de natal do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco este ano. Rosangela Alves, coordenadora do Arte Sólida, foi a responsável por ornamentar o hospital para a celebração do nascimento de Jesus.
Com o objetivo de incentivar a coleta seletiva, a educação ambiental e humanizar o espaço, Rosangela optou por resíduos produzidos pelo hospital para compor o cenário de árvores de natal, presépio, sininhos e outros.
Materiais como filmes de raio-x, vidrinhos e tampinhas de remédio, caixa de medicamento, bulas, rolo de papel toalha, isopor da câmara fria da cozinha, tudo o que se destinaria ao lixo, foi reaproveitado e se transformou em belos utensílios de decoração.
A coordenadora contou com a ajuda de seus alunos e alguns voluntários. Radson Waryson, de 17 anos, é um dos que se disponibilizou em ajudar na ornamentação do HC. “Preferi vir para o HC e ajudar, ao invés de ficar em casa sem fazer nada”, explica o jovem voluntário.
Eliana Araujo viu a estrela enorme que fez embelezando o refeitório do hospital e disse que se sente bastante orgulhosa e realizada em poder contribuir. “Acompanho minha mãe há dois anos, mas só nos últimos meses conheci o trabalho da Rosangela. Minha mãe é artista, sabe fazer de tudo, mas por causa da doença parou de criar. Quando a Rosangela passou a nos acompanhar, ela voltou a pintar. Esse trabalho é muito importante. Minha mãe passou a gostar de vir ao hospital”, declara.
Todo o material utilizado não será desperdiçado quando passar o natal. A coordenadora diz que é importante guardar para os próximos anos, pois a cada ano ela cria coisas novas com as que já existem.