A Natex, Fábrica de Preservativos Masculinos Xapuri, recebeu a visita de cinco pesquisadores da Universidad Autónoma del Beni José Bollivian, localizada na cidade de Trinidad, na última sexta-feira, 26.
A visita teve o intuito de conhecer o processo de produção de preservativos e as políticas públicas adotadas pelo Acre de valorização da produção extrativista florestal e de internalização de tecnologias para a promoção do desenvolvimento regional.
A diretora-presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre, Dirlei Bersch, destacou que é importante estabelecer parcerias interinstitucionais, e frisou que é interessante o Estado manter o intercâmbio de informações com a Bolívia. “A integração de conhecimento e o compartilhamento de informações são extremamente importantes para o desenvolvimento da região, é uma oportunidade para Funtac e a Natex realizarem transferência de tecnologias para os centros de pesquisas na Bolívia”, diz.
A diretora do Centro de Investigación em Biodiversidade y Medio Ambiente, Rebeca Rivero Guzman, explicou que, além de conhecer o trabalho, também vão ser avaliadas as possibilidades de parcerias. “A gente quer resgatar o conhecimento do trabalho desenvolvido por vocês para ver algumas alternativas similares ao nosso país”, afirma.