A vice-governadora Nazareth Araújo participou nesta segunda-feira, 20, em Brasília, do Fórum de Governadores. O encontro, realizado na residência oficial do governo do Distrito Federal, em Águas Claras, teve como objetivo discutir uma pauta comum para amenizar a crise financeira dos estados. Ao menos 15 governadores e quatro vice-governadores participaram da reunião.
Em seguida, os representantes dos estados se encontraram com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e depois seguiram para uma reunião com o presidente em exercício Michel Temer, no Palácio do Planalto.
Os governadores são dos estados do Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Norte, Amazonas, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Os vice-governadores são do Piauí, Acre, Pará e Bahia.
A proposta apresentada pelo governo federal dá uma carência de 24 meses para o pagamento das dívidas, sendo que nos seis primeiros o desconto será de 100%.
A partir de janeiro de 2017, esse desconto será reduzido gradualmente em aproximadamente 5,5 pontos percentuais por mês, até junho de 2018.
“A garantia dos movimentos em relação à gestão demonstra a responsabilidade dos governadores para que se atravesse este momento, garantindo a gestão e a oferta dos serviços públicos à nossa população”, destacou Nazareth.