Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Nazareth Araújo prestigia aula inaugural de 83 turmas do Quero Ler em Porto Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Adultos alfabetizados

Nazareth Araújo prestigia aula inaugural de 83 turmas do Quero Ler em Porto Acre

Quero Ler visa erradicar o analfabetismo no Acre até 2018 (Foto: Val Fernandes/Secom)

O desafio da alfabetização de adultos no Brasil está diretamente relacionado à superação de um dos maiores problemas educacionais: as altas taxas de analfabetismo.

E é com o objetivo de zerar o analfabetismo que o governador Tião Viana implantou no Acre o Programa Quero Ler. A iniciativa tem como meta alfabetizar 39 mil até o fim deste ano, sendo o primeiro estado do Norte e Nordeste a realizar esse feito.

Para comemorar a inserção de mais 1.073 alunos do Quero Ler, a vice-governadora Nazareth Araújo participou na tarde desta quinta-feira, 19, na Vila do V, em Porto Acre, da aula inaugural das 83 turmas no município.

“O Quero Ler é a oportunidade de as pessoas que abandonaram a escola, pelos mais variados motivos, recuperarem o tempo perdido. Agora, elas terão a oportunidade de ler e escrever. Isso é um ganho considerável de vida”, destacou a vice-governadora.

“Quero Ler é a oportunidade de as pessoas que abandonaram a escola pelos mais variados motivos recuperarem o tempo perdido”, disse Nazareth Araújo (Foto: Val Fernandes/Secom)

Resgate de dignidade

Pautado pelo resgate da dignidade de parte da população acreana, o programa de governo Quero Ler já tirou 22 mil pessoas do analfabetismo, entre alunos estudando e os que já concluíram as aulas. Com frentes de matrículas e salas de aula em todos os municípios, as equipes do programa seguem firmes no trabalho diário de ensinar jovens e adultos a ler e escrever.

Para o prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, o programa é de grande importância, pois ensina não apenas a leitura e a escrita, mas dá um novo ânimo na vida de pessoas que pensavam que não mais voltariam a frequentar uma escola. “Ele irá formar cidadãos capazes de interpretar o mundo à sua volta, e isso é muito bom.”

O Quero Ler é executado com um investimento de R$ 42 milhões do governo do Estado e apoio do Banco Mundial. Com isso, até 2018 o Acre quer zerar o analfabetismo.

O deputado federal Léo de Brito disse que o programa é um grande avanço para a educação acreana. “É com muita alegria que acompanho as turmas e histórias do Quero Ler. Esse é mais um ganho para as pessoas do Acre que estão sendo beneficiadas com uma ação grandiosa para suas vidas.”

Depois de dar prioridade à educação dos filhos, o casal Joaquim Evangelista e Maria da Saúde volta à sala de aula (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Vou ler para meus netos”

Depois de dar prioridade à educação dos filhos, Joaquim Evangelista e Maria da Saúde voltaram ao banco da escola por meio do Quero Ler. “Não dá para descrever nossa alegria de estar aqui aprendendo a ler e a escrever. Não fiz com meus filhos, mas vou poder ler para meus netos. É como ser cego e começar a enxergar”, ilustrou Evangelista.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464