No Dia Nacional do Motociclista, 27 de julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) alerta sobre a necessidade de mais prudência e atenção ao pilotar motocicletas.
Dados estatísticos do Detran apontam que no primeiro semestre de 2016, no Acre, ocorreram 2.193 acidentes de trânsito. Desses, 557 foram acidentes com vítimas envolvendo motocicletas.
É importante ressaltar que grande parte dos acidentes de trânsito envolve motocicletas. Por isso, é fundamental a prevenção na realização de manobras perigosas e a consciência de que dirigir com cuidado e cautela é sempre a melhor opção.
“Os índices demonstram a falta de respeito às leis e aos outros. Nossa missão como instituição é alertar, além de fiscalizar, a convivência correta e segura no trânsito para proteção à vida”, enfatiza o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo.
Projeto Motociclista Prudente
Levando em consideração os 129 acidentes envolvendo motocicletas em Cruzeiro do Sul no primeiro semestre de 2016, a equipe da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município realiza o Projeto Motociclista Prudente, com ações de conscientização com o objetivo de mudar comportamentos imprudentes no trânsito.
Palestras, blitzes educativas, panfletagem e carreata com a população em geral fazem parte da programação do projeto. Todas as ações são para difundir o respeito entre motociclistas e os demais no trânsito, levando em consideração a segurança na locomoção a fim de poupar e salvar vidas.
Leia mais: Acidentes com motocicletas são a principal causa de internações no Huerb