O Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC) comemorou nesta sexta feira, 18, onze anos de instalação no Acre. Para marcar a data, o governador Gladson Cameli entregou veículos e lançou um programa que vai unificar as ações do Procon e do próprio Ipem, para fortalecer o comércio nas vinte e duas cidades do Acre.
Fruto de uma linha de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o governador entregou três caminhonetes 4×4, dois quadriciclos e dois veículos de passeio, modelo Fiat Mobi, no valor total de R$ 823 mil.
Os veículos foram entregues pelo governador ao presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Antônio Sérgio Menezes. A Funtac agrega o Ipem em sua estrutura. “Aqui o senhor pediu que a gente revitalizasse e devolvesse a autoestima aos nosso colaboradores. Com o seu apoio a gente vem conseguindo alcançar os objetivos que planejamos”, disse Sérgio.
Gladson foi taxativo ao se referir as ações que os órgãos de fiscalização executam. O governador disse que a população precisa ver na prática os efeitos desse trabalho.
“É isso que nós temos que fazer. Avançar naquilo que vai diminuir os problemas. Nós temos que construir oportunidades. Da minha forma, estou enfrentando e vendo o que está dando certo e o que não está dando nada”, disse o governador.
Gladson lembrou que um dos desafios do Procon será fiscalizar a redução da passagem de ônibus, uma vez que o Estado deu um incentivo fiscal ao reduzir a alíquota do ICMS. “Se não baixar o preço da passagem, alguém tem que ir se fiscalizar, saber porque não reduziu. Se não reduziu, a gente tira o incentivo, porque esse foi o propósito”, esclareceu.
Prestigiaram a solenidade a promotora Alessandra Marques, a juíza Andréia Brito, do Tribunal de Justiça do Acre, a defensora pública Juliana Caobianco, os secretários Rutemberg Crispim (Comunicação), Ana Paula Lima (Ação Social), Josemar Portes (Polícia Civil), o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Nogueira Lima e os servidores das duas instituições.
Programa Rota da Qualidade
É um programa que vai unificar as ações de fiscalização, educação e orientação aos comerciantes desenvolvidas pelo Procon e Ipem, que vai resultar na entrega de um selo de qualidade ao comerciante que estiver atuando dentro legislação.
Desenvolvido pela Funtac/Ipem e pelo Procon/AC (idealizadores do projeto), com possibilidade de adesão por outros órgãos parceiros governamentais e da sociedade civil, tem como objetivo integrar ações de fiscalização, apoio ao consumidor e padronização dos serviços. O foco é a qualidade e a proteção consciente com padrões e orientação a quem consome e aos empresário.
A diretora do Procon, Alana Albuquerque, explicou o programa será executado por etapas, começando pelo região do Juruá já na próxima semana.