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Novo aplicativo amplia trabalho dos agentes comunitários de saúde em Plácido de Castro – Noticias do Acre
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tecnologia

Novo aplicativo amplia trabalho dos agentes comunitários de saúde em Plácido de Castro

Novos tablets foram entregues pela prefeitura de Plácido de Castro (Foto: Cedida)

Como forma de facilitar o processo de trabalho, além de extinguir fichas de papel, permitindo coletar informações individualizadas de forma rápida e eficiente, agentes comunitários de Plácido de Castro receberam tablets com o aplicativo e-SUS AB Território.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde para ser utilizado por agentes comunitários de saúde, o aplicativo permite avaliar e acompanhar o processo de trabalho da Atenção Básica, pois fortalece os processos de gestão dos usuários, facilita busca de informações epidemiológicas de forma ágil e evidencia problemas e características particulares de cada comunidade.

Desde o início da implantação do e-SUS que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Atenção Primária, incentiva as gestões municipais à evolução do cenário do sistema, para trazer mais conforto aos profissionais, garantindo fidedignidade nos dados coletados e, posteriormente, um banco de dados confiável.

A Sesacre presta assessoria às prefeituras desde a compra dos tablets, que devem ter uma configuração específica, implantação do aplicativo enviado pelo MS e capacitação dos profissionais

Assim foi em Plácido de Castro, onde a gestão municipal de saúde, visando a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, entregou 57 tablets com o aplicativo devidamente instalado.

“Este momento é um grande avanço na evolução do Sistema de Informação da Atenção Básica. Um dispositivo que leva em conta aspectos relacionados ao conforto, a segurança e a usabilidade da ferramenta dentro do processo de trabalho do agente comunitário de Saúde. Estamos trabalhando essa conscientização com os demais municípios para que também possam evoluir neste cenário”, relata o técnico responsável pelo eSUS-AB Luciano Monteiro da Divisão de Atenção Primária/Saúde da Família, que acompanhou todo o processo de compra dos equipamentos, instalação do aplicativo e capacitação a respeito do uso.


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