O secretário de Segurança Pública do Departamento de Pando (estado boliviano vizinho ao Acre), Pedro Villa, esteve nesta segunda-feira, 9, em Rio Branco, para apresentar à cúpula da segurança acreana o novo chefe da Polícia Nacional Boliviana no estado vizinho.
O coronel Juan Carlos Arauco assumiu neste mês o comando no Departamento de Pando. A visita visa manter estreitas as relações entre as instituições do Brasil e da Bolívia.
“O primeiro propósito da polícia boliviana é estabelecer contatos com as autoridades policiais do Brasil que está cooperando sempre com informações e vamos continuar com isso. O mais importante é colocar em prática as ações de segurança. Recentemente, inclusive, fizemos uma ação conjunta com as polícias do Acre”, disse o coronel Arauco.
O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, destacou que o Estado e as polícias acreanas estão em sintonia com as instituições de Pando.
“O trabalho de enfrentamento ao crime organizado, que tem sido feito lá em Cobija nos últimos dias, é um trabalho incansável que está tendo, inclusive, o apoio político do presidente da República. Não tenho nenhuma dúvida que o Acre e Pando têm um exemplo a compartilhar com os demais estados brasileiros e bolivianos situados na faixa de fronteira”, disse.
Até o fim de dezembro, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) vai renovar o convênio de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Departamento de Pando.