As mulheres se destacam em cada parte da composição do evento do Carnaval da Família de 2023. Dos detalhes nas alegorias, a montagem e apresentação dos shows, além do cuidado no preparo dos alimentos, o toque feminino está presente.
Seja com sutileza ou força, as mulheres mostram sua garra e determinação em cada tarefa. No palco, uma das representações femininas é a cantora Samara Monteiro.
Há 17 anos, ela canta em bares e carnavais de bairros e em municípios do interior do estado. A cantora, conta que é a primeira vez que se apresenta no Carnaval organizado pelo governo do estado.
“Está sendo muito gratificante porque é uma festa muito grande e ampla e chegar aqui no palco da arena da floresta para fazer o carnaval para milhares de pessoas é muito emocionante”, conta Samara.
Nos arredores da festividade Daiana Reis é uma das feirantes que garantem a oferta de alimentos aos foliões. Ela relata que há sete anos trabalha no programa da economia solidária garantindo o sustento de sua família.
“Estou muito feliz, graças a Deus, aqui o governador deu oportunidade para todos os feirantes participarem, sem a necessidade de sorteio. E o suporte da secretaria tem sido muito bom, eles estão sempre aqui vistoriando e nos ajudando”, expõe Daiana Reis.
Outro trabalho extremamente importante para a realização do carnaval é a organização de todo o projeto, que quando finalizado, enche os olhos dos participantes de emoção. E por trás dessa magia de Carnaval, existem trabalhadores como a organizadora Yara Azevedo, que faz parte da comissão do empreendedorismo da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seicetur).
“Nós ficamos responsáveis pela organização e suporte de todos os empreendimentos aqui no Carnaval, desde o apoio ao espaço infantil, até as 75 barracas na praça de alimentação, aos 38 bares, aos 80 ambulantes (fixos e andantes), com um total de 193 feirantes inscritos, sendo importante destacar que 70% são mulheres empreendedoras”, enfatiza Yara Azevedo.