Criado pelo governo federal em 2011 para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já atendeu, nos últimos quatro anos, mais de 60 mil acreanos. O fato foi celebrado durante a cerimônia de aula inaugural do programa, realizada na manhã desta quarta-feira, 7, na Universidade Federal do Acre (Ufac).
O Pronatec é acompanhado por uma série de iniciativas que complementam seus objetivos de expandir e melhorar a qualidade da educação profissional brasileira, incluindo o Programa Brasil Profissionalizado e o sistema de financiamento do Fies Técnico e Empresa.
O público alvo são os alunos que tenham concluído o ensino médio em escola pública ou na rede privada com 100% de bolsa escolar, além de ter participado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e ter idade entre 16 e 59 anos.
Os cursos serão ofertados por meio da faculdade União Educacional do Norte (Uninorte), que incluirão Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Logística, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, Técnico em Citopatologia, e Técnico em Meio Ambiente.
Durante a cerimônia, o secretário de Estado de Educação e Esporte do Acre, Marco Brandão, representou o governador Tião Viana e lembrou aos presentes que as ações do Pronatec esperam beneficiar, até 2015, mais de oito milhões de brasileiros. “Esse grande número de pessoas profissionalizadas é resultado da preocupação com as políticas públicas e com a garantia de uma melhor qualidade de vida aos brasileiros.”