Foi divulgado na quinta-feira, 17, no Diário Oficial da União, o resultado da fase de seleção do edital Ponto de Cultura Indígena. Oito projetos acreanos serão premiados com o valor de R$ 40 mil pelo Ministério da Cultura (MinC).
Na categoria iniciativa cultural indígena, foram cinco selecionados: “Huni Kui Kayatubu”, de Bairro Kaxinawá, de Jordão; “Identidade Shawadawa”, da Aldeia Raimundo do Vale, de Cruzeiro do Sul; “Resgate Shenipabu Miui (Os Conhecimentos dos Antigos)”, da Terra Indígena Kaxinawá do Igarapé do Caucho, de Tarauacá; “Oralidade, Memória e Artesanato Jaminawá”, da Comunidade Boca do Canamari, de Sena Madureira; e, por fim, “Kene unha/Estudo do Kene”, da Aldeia Altamira, localizada em Jordão.
Já na categoria audiovisual, são três projetos: “Redescobrindo os Lugares Sagrados: Um Encontro entre os Ashaninka do Brasil e do Peru”, inscrito pela Associação Ashaninka do Rio Amônia de Cruzeiro do Sul; “Yuxin Beriatan Damiwa” – Filmar e Ser Filmado para Transformar a Imagem, da Associação dos Povos Indígenas Kaxinawá do Rio Humaitá, de Tarauacá; e “Txirin, O Batismo do Gavião (Festa e Filme)”, a ser produzido na Aldeia São Joaquim-Kaxinawá, de Jordão.
O objetivo é valorizar e estimular iniciativas culturais. Ao todo serão premiados 70 projetos de todo o país. O edital foi lançado pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAv) e com a Fundação Nacional do Índio (Funai).