A organização não governamental Expedicionários da Saúde, em parceria com o Exército Brasileiro, a Força Área Brasileira e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), contando com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, oferece atendimento de saúde à população indígena no interior do estado.
Ao longo da última semana, os profissionais estiveram em Feijó, atendendo as comunidades na região do Alto Rio Juruá.
A ONG foi fundada por um grupo de médicos da cidade de Campinas (SP), e tem como principal objetivo levar atendimento médico especializado, principalmente cirúrgicos, ás populações indígenas da região amazônica. A expedição já está na 39ª edição.
Toda a estrutura para atendimento, inclusive para a realização das cirurgias é trazida pela organização. A boa notícia é que a equipe ampliou o atendimento à população não indígena.
“Essa atitude é muito importante. Por meio dela nós conseguimos levar saúde e uma melhor qualidade de vida para a população”, destaca Milena Lopes, Coordenadora do Distrito sanitário Especial Indígena do Alto rio Juruá.
A ação ocorre desde o último dia 25 de outubro e termina nesta sexta feira, 03. A expectativa é que sejam realizadas cerca de 60 cirurgias destinadas aos pacientes não índios, sem contar com as já cirurgias garantidas para o povo indígena.
A equipe dos Expedicionários da Saúde já realizou mais de 1,2 mil consultas ambulatoriais de pediatria, oftalmologia, ginecologia e odontologia, e cirurgias de hérnia, catarata e pterígio (conhecido popularmente como “carne crescida”).