Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Opas está em Cruzeiro do Sul para conhecer estratégia de combate à malária – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Opas está em Cruzeiro do Sul para conhecer estratégia de combate à malária

Os profissionais da Opas e MS conheceram o laboratório de Cruzeiro do Sul onde cerca de mil exames de malária são revisados (Foto: Diego Tenutti/Sesacre)
Os profissionais da Opas e MS conheceram o laboratório de Cruzeiro do Sul onde cerca de mil exames de malária são revisados (Foto: Diego Tenutti/Sesacre)

Quatro profissionais da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde (MS) ficarão em Cruzeiro do Sul, entre os dias 19 e 22 deste mês, para conhecer a estratégia de combate à malária no Acre. As equipes de Vigilância em Saúde do Estado também acompanham a visita.

“O Acre apresenta uma estratégia de combate à malária reconhecida internacionalmente. Com isso, viemos conhecer de perto esse trabalho, que rendeu até prêmios ao estado, para verificar se há algo que possamos melhorar e até mesmo levar como exemplo para outros países”, disse o representante da Opas no Brasil, Enrique Vasquez.

Na sede da Coordenação de Endemias de Cruzeiro do Sul, os profissionais da Opas e MS se reuniram com equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), na tarde desta quarta-feira, 19. Os técnicos conheceram como funciona o trabalho de revisão dos testes de malária, feitos pelos agentes de endemias – cerca de mil por dia. “A revisão dos testes é o nosso controle de qualidade”, disse a diretora de Vigilância em Saúde do Estado, Izanelda Magalhães.

Os profissionais vão acompanhar todo o serviço de combate à malária, nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21, desde o planejamento até o trabalho de campo, realizado nas residências.

A entrada dos agentes de endemias nas residências e suas orientações previnem novos casos (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A entrada dos agentes de endemias nas residências e suas orientações previnem novos casos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Com o aumento de malária em 2013, nós queremos verificar o que houve de errado. Por exemplo, tivemos a troca da forma de tratamento de um para dois comprimidos ao dia. Queremos verificar se isso influenciou no controle da doença”, exemplificou a representante do MS, Liana Blume.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, houve um aumento do número de notificações da malária do tipo falsiparum – a mais grave. “O controle da malária só tem sucesso se a população também fizer a parte dela: usar o mosquiteiro impregnado, receber os agentes de endemias, deixar que a casa seja borrifada e fazer o tratamento completo. Enfim, estamos aqui para mostrar o nosso trabalho premiado internacionalmente à Opas e, também, para encontrarmos o motivo pelo qual os números de casos da doença aumentaram. Mas é bom ressaltar que, mesmo com a subida dos casos, nenhuma pessoa morreu por causa da doença”,  disse Suely Melo.

Neurologista no Juruá

Durante a reunião com as equipes da Opas e MS, a secretária Suely Melo falou, também, sobre as dificuldades para manter médicos especialistas, até mesmo na capital. Para a região do Juruá, o governo do Acre já ofertou quatro concursos para contratação de neurologistas, mas nenhum profissional se candidatou às vagas.

“O governo do Estado está lançando mais um concurso para esse e outros profissionais de saúde. Caso isso não resolva, estamos viabilizando, também, contratação de uma empresa privada para prestar os serviços especializados aqui no Juruá”, ressaltou Suely.

Agentes de endemias

A secretária anunciou, ainda, que a contratação dos 135 agentes de endemias aprovados no último concurso será realizada em março.

Regulação do serviço de saúde no Juruá e Cartão Verde

Para melhorar o serviço de agendamento para atendimentos da saúde pública, a Sesacre está em fase final de implantação da regulação no Juruá.

“Com essa regulação, nós podemos traçar estratégias específicas para trazer os especialistas que a população mais precisa, em mutirões, por exemplo, já que o serviço de regulação vai nos dar, exatamente, as quantidades de pacientes que aguardam e quais são os procedimentos que eles precisam”, ressaltou Suely.

Sobre o Cartão Verde, a Suely explicou que ele será oferecido para a população da zona rural, para que tenha prioridade de acesso aos serviços de saúde.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464