Em mais uma edição do Opera Acre em Tarauacá, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizará, entres os dias 13 e 15 de outubro, procedimentos cirúrgicos em 24 pacientes que aguardavam na fila de espera. As cirurgias eletivas estão sendo realizadas no Hospital Sansão Gomes, do município.
Hernioplastia (tratamento de hérnia), colecistectomia (retirada da vesícula biliar) e tratamento cirúrgico de hidrocele (drenagem de fluido no escroto) são alguns dos procedimentos realizados. Os pacientes, do sexo masculino e feminino, variam com idades entre três e oitenta anos.
Com início em março deste ano, o mutirão já beneficiou 188 pacientes de Feijó e Tarauacá, que aguardavam por cirurgias.
Shirley Nascimento, chefe da Regulação de Cirurgias do Estado do Acre, explica que, sem esses atendimentos, os pacientes teriam que se deslocar até Cruzeiro do Sul.
“Nós conseguimos atualizar Feijó. Todos os pacientes do município que tinham indicação de cirurgia foram atendidos por meio dessa parceria. Geralmente o mapa era meio a meio, doze pacientes de Tarauacá, doze pacientes de Feijó. Mas com a atualização de Feijó, seguimos dando sequência em Tarauacá”, informou.