Em sua última edição do ano de 2022 do programa Opera Acre em Tarauacá, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, 24 procedimentos de cirurgia geral no Hospital Sansão Gomes.
Pacientes que aguardavam na fila de espera realizaram cirurgias de pequeno e médio porte, dentre elas, retirada de hérnia e vesícula e já receberam alta.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, os mutirões estão ocorrendo desde 2019 em todo o estado e também são uma medida que permite aproveitar melhor a capacidade dos centros cirúrgicos dos municípios para diminuir as filas de espera.
“Essas são ações efetivas que estão contribuindo para otimizar o uso das salas cirúrgicas dos hospitais de nossos municípios, para conseguir atender o maior número de pacientes, perto de suas casas”, explicou Paula Mariano.
“A equipe do hospital está de parabéns pelo empenho e dedicação. Realizando um trabalho de forma alinhada e em sintonia para que nos dias de cirurgias todos os pacientes sejam acolhidos da melhor forma possível”, afirmou o enfermeiro Karife Eleamen.
Opera Acre
O programa teve início, oficialmente, em meados de 2019, mas foi suspenso devido à pandemia. A programação foi retomada em março deste ano, levando mutirões que acontecem ao menos uma vez na semana em todas as regionais do Acre.
O objetivo é reduzir o tempo de espera e a demanda reprimida de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos, além da realização de exames.
No total, estão sendo investidos R$ 2,8 milhões no programa, que já realizou mais de 8 mil procedimentos cirúrgicos, entre eles, de cabeça e pescoço, cirurgia geral, mastologia, ginecologia, laqueadura e ortopedia geral.