Mais uma Operação Impactus foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 5. A partir do trabalho integrado dos órgãos de segurança pública, 17 pessoas foram presas em Rio Branco, por roubo, tráfico de drogas e homicídio. Quatro prisões foram em flagrante.
A operação, uma ação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), contou com a participação de 150 homens. Dezesseis delegados comandaram a ação da Delegacia Itinerante, com o apoio do helicóptero João Donato.
Foram cumpridos vinte e sete mandados de busca e prisão, na região da Baixada do Sol, dentro do “Plano de Ação Integrada pela Paz”.
O delegado Roberth Alencar, titular da Delegacia Itinerante, ressaltou a eficácia da Operação Impactus na repressão qualificada e prevenção de crimes. Segundo ele, a atuação combina com as atividades da especializada nos bairros, onde foram executadas as diligências, garantindo ao cidadão segurança efetiva e aproximando a sociedade da Polícia Civil.
O secretário de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner, responsável por coordenar a política de segurança no estado, ressaltou que o trabalho integrado tem dado resultados positivos, que se refletem na redução das ocorrências de roubo (26%) e homicídios (48%) no mês de maio em relação a abril.
Ônibus fará atendimento da Delegacia Itinerante na Baixada do Sol
O diretor de polícia da capital e do interior, delegado Nilton Boscaro, disse que a partir das 8 horas de segunda-feira, 9, pelo prazo de uma semana, um ônibus do Sistema de Segurança estará na Baixado do Sol, onde atenderá a comunidade local com policiamento comunitário e da Delegacia Itinerante.
“Nas últimas três semanas, o trabalho policial na Operação Impactus já apreendeu mais de 115 quilos de droga e armas de fogo, prendeu 48 pessoas e cumpriu 60 mandados judiciais”, observou o secretário de polícia Emylson Farias.
Conforme o chefe de polícia, a ação consiste principalmente em garantir as forças de segurança do Estado mais próximas da comunidade. Farias lembrou que, para poder fazer um trabalho de aproximação da população, delegados, agentes e escrivães de polícia, agentes do Detran e do Ciopaer, policiais militares, além de alunos da Polícia Civil, têm se dedicado com profissionalismo, possibilitando excelentes resultados.