No período de 19 a 22 de deste mês, equipes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) de Washington e do Brasil, e da Coordenação Nacional da Malária, vêm ao Acre para uma visita técnica, a fim de conhecer o trabalho de controle à doença no estado.
Na quarta-feira, 19, pela manhã, os assessores da Opas se reúnem com o governador Tião Viana, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, e os coordenadores estaduais da Diretoria de Vigilância em Saúde, para conhecer a realidade local e as estratégias que estão sendo utilizadas para o alcance dos resultados no controle da doença no Juruá.
Logo após, a equipe segue para Cruzeiro do Sul, para participar de outra reunião com a coordenação de endemias. Nos demais dias, os membros da Opas irão verificar as ações de combate à malária na região.
Combate à malária
O Acre, nos últimos três anos, tem sido reconhecido mundialmente pela Opas como o estado com umas das três melhores estratégias de combate e controle da malária.
Suely Melo lembra que o compromisso que o governo do estado tem tido no combate à malária, por meio da capacitação e treinamento de agentes de vigilância e outros profissionais de saúde no diagnóstico da doença, em parceria com a Escola Técnica de Saúde/Maria Moreira e a comunidade, resultou na redução da incidência de malária e rendeu ao Acre o segundo lugar por dois anos consecutivos no prêmio Campeão da Malária das Américas, em 2011 e 2012, e o terceiro lugar em 2013.