Órgãos de segurança pública estadual e municipal realizaram nesta terça-feira, 18, a última reunião operacional para a tradicional Cavalgada, que neste ano será promovida no próximo dia 22, sábado.
As instituições definiram pontos importantes para que todo o percurso esteja organizado e seguro. Também estiveram presentes representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), que já iniciaram todo o monitoramento nas barreiras da cidade, a fim de evitar que pessoas entrem com cavalos doentes, prevenindo, assim, que os demais animais sejam infectados.
“Toda a equipe da Setul também estará presente no dia fiscalizando para caso haja maus-tratos aos bichos, além de verificar se todos estão inscritos. Lembrando que o cadastro dos cavalos, assim como dos quadriciclos, segue até quinta-feira, 20, no prédio da Secretaria de Turismo e Lazer, na Arena da Floresta”, lembra a gestora da pasta, Rachel Moreira,.
O fiscalizador do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Jones Costa ressalta que o fluxo na Via Chico Mendes será alterado devido ao evento. “A partir das oito horas do sábado, o acesso para a via será fechado, e nossas equipes estarão no suporte para que a trafegabilidade seja direcionada para outras ruas adjacentes”, diz.
De acordo com o secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado, Carlos Gundim, todos os detalhes estão alinhados para que a Cavalgada seja totalmente segura: “Além da segurança, também estarão lá os órgãos de Saúde, disponibilizando carros do Samu para caso alguém precise. Acreditamos que assim como nos anos anteriores, será uma bela festa”.