Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Os desafios para a implantação de uma ouvidoria institucional – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Os desafios para a implantação de uma ouvidoria institucional

Por Silmara de Lima Moura*

A ouvidoria pública é a porta de entrada da expressão das dificuldades e propostas trazidas pelo cidadão na sua relação com o Estado, devendo mediar seu acesso a bens e serviços. As ouvidorias se legitimam como um importante instrumento de gestão para a administração pública e, em contrapartida, devem oferecer espaço para a criação de soluções construtivas, sendo importantes instrumentos de participação social.

Quanto à estruturação física, deve-se estabelecer um espaço para o atendimento presencial, um sistema informatizado com formulário próprio e o número de telefone e caixa de e-mail institucionais e permanentes, com destinação exclusiva ao serviço.

Do ponto de vista da estrutura física da ouvidoria, para que o ouvidor e equipe desenvolvam suas atividades à luz das premissas consideradas essenciais, como confidencialidade, confiabilidade, neutralidade e independência, além da devida postura comportamental, recomenda-se que o local seja reservado, ou seja, isolado das demais áreas da organização, e também silencioso, propiciando concentração para o atendimento pessoal ou telefônico e para a análise de mensagens virtuais e de relatórios.

Em especial para denúncias de ordem interna, ou seja, quando o colaborador é o manifestante, o ambiente reservado propicia, além dos demais atributos, maior segurança e conforto. Entretanto, faz-se necessária a comunicação clara sobre a localização exata do espaço, que, apesar de discreto, não deve ser escondido ou inacessível, facilitando a identificação e garantindo o acesso dos cidadãos.

Quanto ao perfil dos servidores, ouvidor e atendentes, bem como suas atribuições, é necessário observar que a ouvidoria seja chefiada preferencialmente por servidor ou empregado público com formação de nível superior e que possua experiência de, no mínimo, um ano na área; que possua certificação em ouvidoria concedida por instituição nacionalmente reconhecida e que não tenha sido condenado judicialmente.

O órgão ou entidade pública deve selecionar seu ouvidor com cautela, observando alguns requisitos mínimos, pois deve ser uma pessoa aberta ao diálogo, disposta a escutar opiniões diferentes das suas e preparada para se colocar na posição do outro, bem como conhecer com profundidade os procedimentos, fluxos e as áreas finalísticas do órgão ou entidade em que trabalha.

Somente assim poderá instruir o usuário, indicar-lhe quais são os seus direitos e deveres e até onde pode ir sua expectativa. Esse conhecimento do funcionamento interno da organização também permite ao ouvidor buscar respostas nas áreas corretas, obtendo-as de maneira rápida.

Uma das principais responsabilidades da ouvidoria é fornecer à organização informações sobre as necessidades dos usuários, para que ela possa continuamente melhorar seus serviços, produtos e processos. Um adequado sistema de registro de demandas facilitará o levantamento de informações, bem como o acesso a outros dados da organização.

É recomendável planejar o desenvolvimento dos indicadores para garantir que as informações a serem geradas sejam confiáveis, pertinentes e, fundamentalmente, úteis para a organização conhecer as necessidades dos usuários e orientar suas decisões. É importante perguntar-se:

  • Todos os dados desejados estão disponíveis e podem ser extraídos?
  • Qual a periodicidade mínima em que é possível extrair esses dados?
  • Quem serão os usuários da informação e o que desejam entender?

Existem diferentes formas de classificar os indicadores, mas podemos simplificar em indicadores de desempenho da ouvidoria e indicadores de gestão. Alguns exemplos de indicadores de desempenho da ouvidoria:

  • Quantidade de demandas recebidas, encerradas e em análise. É possível apresentar uma visão por tipo de demanda (reclamação, elogio, aviso ou sugestão),
  • Quantidade de demandas por canal de origem (presencial, telefônico ou virtual),
  • Principais motivos das demandas (assuntos),
  • Prazo médio de respostas às demandas,
  • Cumprimento do prazo de respostas das demandas,
  • Quantidade de demandas procedentes e improcedentes,
  • Satisfação do usuário.

É fundamental que as atribuições do ouvidor estejam bem delimitadas e registradas, a fim de não gerar interpretações equivocadas sobre os seus poderes e responsabilidades. Em geral, as atribuições do ouvidor, estabelecidas no estatuto do órgão ou em seu regimento interno, são coordenar, avaliar e controlar as atividades e serviços relacionados às competências institucionais da ouvidoria, provendo os meios necessários à sua adequada e eficiente prestação, mais detalhadamente:

  • Representar a ouvidoria diante das demais unidades administrativas do órgão, dos demais órgãos e entidades do Poder Executivo e dos demais poderes e perante a sociedade,
  • Levar ao conhecimento das demais unidades administrativas do órgão e ao seu dirigente máximo as reclamações, críticas, comentários, elogios, pedidos de providências, sugestões e quaisquer outros expedientes que lhe sejam encaminhados acerca dos serviços e atividades por ele desempenhadas,
  • Propor a adoção de medidas e providências de correção de rumos ou aperfeiçoamento em processos, a partir dos insumos recebidos, pela ouvidoria, dos seus demandantes,
  • Promover articulação e parcerias com outros organismos públicos e privados,
  • Manter os interessados informados sobre medidas adotadas e resultados obtidos,
  • Encaminhar os relatórios estatísticos das atividades da ouvidoria às autoridades superiores do Poder Executivo, na forma disposta no regulamento ou regimento interno,
  • Desenvolver outras atribuições compatíveis com a sua função e
  • Exercer outras atribuições que forem estabelecidas pelo dirigente máximo do órgão.

É necessário planejar e realizar a correta divulgação da ouvidoria a todos os seus públicos de relacionamento, sejam internos ou externos à organização, além de cumprir o papel educativo de orientar o cidadão a resolver suas demandas.

“Se a ouvidoria é uma ponte, o ouvidor é, ao mesmo tempo, o engenheiro e o construtor. Ele é a pessoa que costura relações, abre perspectivas de diálogo, estabelece a comunicação entre as partes. Daí a grande importância desse cargo.”

*Silmara de Lima Moura é graduada em Administração, pós-graduanda em Docência e Gestão do Ensino Superior  e atua como analista administrativa – nível superior – na Junta Comercial do Estado do Acre


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464