Quem procura a antiga UPA, hoje Policlínica do Tucumã, em busca de atendimento percebe que muita coisa mudou por ali. Há um mês o esquema de consultas na unidade foi alterado. Agora ela passou a atender por demanda referenciada e recebe pacientes das Unidades Básicas de Saúde do Rui Lino, Mocinha Magalhães, Jardim Primavera e localidades adjacentes que não contam com a estratégia UBS.
Com a transição, todos os profissionais foram mantidos, mas a equipe de enfermagem que antes atendia a um pronto atendimento hoje assessora os serviços da policlínica Joseh Alexandre, que engloba diversos procedimentos médicos de nível ambulatorial.
Segundo Helena Fujimoto, diretora-geral da policlínica, as vagas ainda não estão reguladas, e os atendimentos ainda estão sendo realizados por livre demanda.
“O paciente que chega à unidade já verifica a disponibilidade de vagas e faz o agendamento. Em alguns casos, o atendimento é realizado até no mesmo dia, porque ainda estamos fechando esse processo de transição e os médicos conseguem atender o cidadão que nos procura”, lembrou a diretora.
Funcionamento
Agora a policlínica passou a atender de segunda a segunda, das 7 às 19 horas. A unidade referência conta com médicos especialistas, que realizam consultas agendadas.
São endocrinologistas, ginecologistas, pediatras e clínicos-gerais que realizam atendimentos diários. Profissionais nas áreas de cardiologia, oftalmologia, geriatria e ortopedia devem integrar o quadro clínico nos próximos dias.
Telma Nascimento mora no projeto de assentamento Porto Alonso, em Porto Acre, e veio em busca de uma consulta com o ginecologista. Por morar na zona rural, ela foi atendida com prioridade pela equipe de acolhimento. “Eu vim de longe, e as moças que trabalham aqui me incluíram na lista de atendimento. Para mim foi ótimo, porque não é fácil vir de Porto Acre e conseguir uma consulta no mesmo dia. Vou ser atendida e hoje mesmo volto pra casa”, disse.
Garantia de atendimento
No Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, a UPA do Tucumã já estava classificada como policlínica, portanto, os cuidados prestados à população no local deveriam ser ambulatoriais, e não pronto atendimento, como vinha ocorrendo. Mesmo com as consultas agendadas, todos os pacientes que derem entrada na unidade até as 19 horas serão atendidos.
Maria das Graças é hipertensa e faz o acompanhamento da pressão arterial na unidade. Hoje ela também aproveitou para se consultar e receber a medicação.
“Para mim melhorou muito, porque eu cheguei às 8 horas e já vou ser atendida. Às vezes eu vinha e não tinha médico para meu tipo de atendimento, só para emergência. Melhorou bastante, e eu aprovo essa mudança”, afirmou.
Hospital das Clínicas
Com mais um posto de atendimento especializado, a demanda por consultas no Hospital das Clínicas (HC) tende a diminuir.
Com as intervenções médicas, os profissionais têm condições de controlar as doenças durante sua evolução e evitar sequelas decorrentes dessas patologias. A policlínica continua funcionando como hospital-escola para os médicos residentes, que atuam sob supervisão de profissionais experientes.
Além das consultas com especialistas, a Policlínica Joseh Alexandre realiza uma série de outros serviços. A unidade é referência para os programas de Planejamento Familiar, Doenças Crônicas e Tabagismo do Ministério da Saúde, Saúde da Criança e da Mulher, Imunização, Vigilância Epidemiológica e exames laboratoriais.