Mais de dois mil estudantes foram mobilizados em encontros do projeto “Papo Jovem: Boas Ideias em Benefício da Ciência”, neste ano.
Realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), o projeto busca incentivar o protagonismo juvenil e debater mudanças sociais nas escolas.
Na atividade, a conversa permite o compartilhamento de experiências de alunos de instituições públicas, que se destacaram pelo seu potencial por meio de participação em projetos como Jovens Embaixadores e Senadores. Também são alavancados debates sobre a construção de uma sociedade melhor por meio da educação.
“Conhecer a trajetória de pessoas que alcançaram destaque nacional e até internacional, e que são ou vieram de escolas públicas, é um incentivo. Mostra que somos capazes de fazer a diferença no nosso país”, disse Sílvia Poliana, do 1º ano do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB).
O Papo Jovem foi criado em 2014 com o intuito de popularizar entre os alunos as iniciativas de jovens acreanos em diversas áreas do conhecimento, como ciência, política e projetos internacionais, a fim de criar um espaço convidativo para surgimento de novos talentos.
A diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio, ressalta: “Por meio da educação, é possível mudar completamente a vida de qualquer pessoa. Esse contato com os protagonistas é importantíssimo para esclarecer que não há limites, basta ter um objetivo e querer realizá-lo”, disse.
O Jovem Embaixador Alessandro da Silva palestrou na última edição do evento, na Escola Estadual Alcimar Nunes Leitão. “A mensagem que levamos para os outros estudantes é para aproveitar as oportunidades disponíveis e de sempre melhorar na vida estudantil e profissional”, afirma.
Em 2015, foram 16 encontros nas escolas da capital, e a iniciativa aumentou seu alcance, sendo realizada recentemente, no mês de novembro, em Epitaciolândia. Segundo o coordenador do projeto, Alexandre Alves, a meta é levá-lo aos demais municípios do estado.