Mais uma edição do programa Papo Jovem foi realizado na última semana, na Escola Estadual Lourival Pinho. A atividade mobilizou 565 alunos. O bate-papo é promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e tem a proposta de difundir práticas de ciências e tecnologia, bem como a participação acreana em programas e olimpíadas educacionais.
Os palestrantes foram Alessandro da Silva, Jovem Embaixador 2009, Tiago Nery, Parlamentar Juvenil do Mercosul no biênio 2012-2014, e Tallyta Valente, Jovem Cientista no Programa Science Cap em 2013.
A aluna do primeiro ano Evelyn Lima diz: “Achei bom, porque um dos temas foi sobre conviver com novas pessoas, e essa é uma reflexão sobre a sociedade que precisamos ter”. Outro destaque para a estudante foram as oportunidades para cursos. “Eles me fizeram pensar sobre meu futuro.”
Jonathan Rodrigues está no segundo ano, e o que achou mais interessante foi a fala do parlamentar juvenil: “Muito legal poder debater com políticos. Pois essa é uma oportunidade para a juventude ter voz e buscar melhorias nas condições escolares”.
O coordenador do projeto, professor Alexandre Souza, destaca: “Iniciamos as atividades com uma grande receptividade. Estamos tendo um público maior nas escolas, em referência ao ano anterior”. Os palestrantes explicam sua experiência em programas, e os depoimentos despertam o interesse de outros estudantes para o progresso”.
Também são apresentadas orientações como pré-requisitos e objetivos de cada atividade, democratizando as informações para o público estudantil. “Muitos editais exigem boas notas ou participação em trabalhos voluntários, e isso faz com que muitos tenham um desempenho diferenciado, o que é muito bom”, explica o educador.
Para ampliar o desenvolvimento dos alunos da rede pública estadual, o Papo Jovem está sendo expandido para os municípios, e as próximas agendas são em Senador Guiomard e Bujari, nos dias 17 e 21, respectivamente.