A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) realizou nesta sexta-feira, 3, uma reunião para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com as instituições parceiras do Projeto Habitats de Inovação para a gestão compartilhada do Centro de Vocação Tecnologia (CVT) do bambu.
O objetivo do acordo é dar prosseguimento as atividades relacionadas à implantação do CVT bambu como parte integrante do projeto Habitats de Inovação e que, ao logo do tempo, se torne uma realidade comercial, trazendo retorno social, ambiental e econômico para o Estado.
“Nesse acordo de cooperação relacionado ao CVT bambu, todas as instituições se comprometem a atuar e dispor do corpo técnico para o desenvolvimento das pesquisas relacionadas a essa matéria prima”, afirma a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza.
A princípio, a proposta é realizar 16 oficinas relacionadas ao manejo, produção de mudas, construção civil, preservação, secagem, ou seja, todos os processos necessários desde a colheita até o beneficiamento.
“Cerca de 400 famílias vão ser chamadas para participar desse treinamento, neste momento, basicamente, em dois polos: na Reserva Extrativista Chico Mendes e na Floresta Estadual do Antimary”, diz Dixon Afonso, tecnólogo em Construção Civil da Fundação de Tecnologia do Acre.
O acordo foi assinado pelos representantes das seguintes instituições: Sect, Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Fundação de Amparo a Pesquisa do Acre (Fapac), Universidade Federal do Acre (Ufac), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal do Acre (Ifac), Instituto Dom Moacyr (IDM), Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e União Educacional do Norte (Uninorte).