Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Parceria entre Emater e Incra beneficia produtores rurais – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Parceria entre Emater e Incra beneficia produtores rurais

Representantes de sete projetos de assentamento participaram do lançamento do plano de assistência técnica (Foto: Leônidas Badaró)
Representantes de sete projetos de assentamento participaram do lançamento do plano de assistência técnica (Foto: Leônidas Badaró)

Mais um passo para fortalecer a produção familiar na região do Alto Acre foi dado na manhã desta quarta-feira, 5.

Em Brasileia, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater) e o Instituto Nacuonal de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apresentaram o Plano de Atividades do Contrato de Assessoria Técnica, Ambiental e Social (Ates) para sete projetos de assentamentos em Brasileia e Epitaciolândia.

Nos próximos dois anos, a Emater será a responsável em levar a assistência técnica para 304 famílias produtoras rurais, com o objetivo de aumentar a produção, a comercialização e a renda dos assentados em pelo menos 20%.

Outra ação importante das Ates é a questão ambiental. O contrato inclui como metas reduzir o desmatamento e incentivar produções de baixos impactos ambientais.

Mídia Maciel, que faz parte da coordenação de Ates do Incra, destaca que o sucesso do contrato depende da participação efetiva de todos os parceiros.

“O Incra contrata, mas é preciso que todo mundo faça sua parte. Este é um trabalho em conjunto do governo federal, estadual e, principalmente, produtores”, afirma.

Mídia Maciel, Incra, apresenta o plano de trabalho do contrato entre Incra e Emater para Brasiléia e Epitaciolândia (Foto: Leônidas Badaró)
Mídia Maciel, do Incra, apresenta o plano de trabalho do contrato entre Incra e Emater para Brasiléia e Epitaciolândia (Foto: Leônidas Badaró)

A expectativa é de que, com a parceria entre as duas instituições, se promova o crescimento da produção familiar no Estado, e o mais importante, a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.

Idésio Franke, diretor-presidente da Emater, lembra a vasta experiência que tem a instituição estadual na prestação da assistência técnica aos produtores rurais acreanos.

“O produtor precisa de tecnologia para produzir sem desmatar e usar o fogo. Essa tecnologia só chega por meio da assistência técnica. Por isso, nosso governo tem feito todos os esforços com a contratação de mais profissionais para fortalecer o campo”, disse.

Novos profissionais que vêm das comunidades.

Além da demonstração do plano de trabalho entre as duas instituições, o momento também foi de apresentar os seis profissionais contratados no último concurso público realizado pela Emater, que começam a trabalhar na assistência técnica

Um deles se emocionou durante a apresentação. Nascido e criado no Projeto de Assentamento Porto Rico, em Epitaciolândia, filho de produtores rurais, Gilvan Costa tinha o sonho de ajudar sua comunidade. Formado em técnico em agropecuária e aprovado no concurso, ele vai ser um dos responsáveis pela assistência técnica no assentamento.

“É uma honra para mim e minha família ter um filho da terra trabalhando dentro do assentamento, ajudando as pessoas que me viram crescer a produzir com mais qualidade”, enfatiza Costa.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464