Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Parceria garante a realização de mais de dois mil testes em recém-nascidos – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Nova chance

Parceria garante a realização de mais de dois mil testes em recém-nascidos

Na última sexta-feira, 1, uma equipe da unidade de estudos científicos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe  foi recebida pela vice-governadora Nazareth Araújo e a primeira-dama Marlúcia Cândida, na Casa Civil.

O encontro marcou o fechamento institucional do projeto 150 Mil Chances de Vida, realizado no Acre pela Instituo, com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, da Faculdades Pequeno Príncipe e do governo do Estado.

Participaram da reunião o secretário de Estado de Saúde, Gemil Júnior, a assessora especial do governo Suely Melo, a procuradora do Estado Maria Elisa Schettini, do setor jurídico da Sesacre, a diretora da Maternidade Bárbara Heliodora, Jiza Lopes, o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Raicri Barros, a assessora do órgão Marize Lucena e a cirurgiã pediatra Fernanda Lage.

Durante a reunião, a equipe do Instituto, composta por José Álvaro da Silva Carneiro, diretor corporativo, Ety Cristina Forte Carneiro, diretora executiva, e Thelma Alves de Oliveira, assessora estratégica da diretoria, fez a entrega de um certificado de agradecimento ao governo do Estado, ao secretário Gemil Júnior e à procuradora Maria Elisa, pela parceria com o com o 150 Mil Chances de Vida.

O  projeto 150 Mil Chances de Vida tem a realização de 150 mil testes genéticos. A inciativa é o diagnóstico precoce de algumas doenças. Com o sangue de recém-nascidos coletados, é possível identificar uma mutação ligada ao desenvolvimento de um câncer pediátrico, o tumor de córtex adrenal (TCA), e diagnosticar imunodeficiências primárias (IDPs).

No encontro, a equipe da unidade CPP falou sobre o diagnóstico da pesquisa realizada no Acre (Fotos: Rose Farias)

A vice-governadora ressaltou a importância do projeto de pesquisa e das ações para consolidar cada vez mais a parceria entre o governo e o Instituto. “O Pequeno Príncipe é referência no Brasil e em vários outros países no acolhimento e atendimento de crianças e adolescentes, além da produção de conteúdo de conhecimento científico. Ficamos muito felizes de poder ter vivenciado essa fase do diagnóstico com a pesquisa. Agora é buscarmos novos projetos na mesma visão de bons critérios e boas políticas públicas”, disse.

Marlúcia Cândida falou da necessidade de um projeto envolvendo a gravidez na adolescência. “Sabemos que a gravidez na adolescência gera consequências biológicas e psicológicas devastadoras. A maternidade realiza um trabalho de assistência médica, social e psicológica maravilhoso. Apesar da diminuição de 11% no Acre, em 2016 em relação a 2015, segundo dados do Ministério da Saúde, acredito que podemos trabalhar numa parceria com o Instituto com um projeto de prevenção”, comentou.

150 Mil Chances de Vida

No Acre, com o projeto foram realizados 2.055 testes, envolvendo 70 unidades de saúde. Passaram por capacitação para poder fazer a coleta 117 servidores.

Outro aspecto foi o envolvimento das famílias. Para poder fazer o procedimento, cada uma delas precisou assinar um termo de consentimento, envolvendo toda uma técnica de abordagem com explicação sobre o motivo da pesquisa.

“No Acre tivemos uma adesão muito boa das equipes, com muita disposição e motivação, o que ajudou bastante. Uma resposta muito pronta, e os resultados que levamos são muito interessantes. Agora os pesquisadores vão estudar e buscar interpretar as diferenças e produzir artigos científicos, que vão publicar já com a interpretação teórica das referências”, explicou Thelma Alves de Oliveira.

A equipe também esteve em Cruzeiro do Sul para conhecer a rede saúde no estado, na perspectiva de dar continuidade a essa parceria.

“Essa ida foi para checar algumas demandas das principais unidades, para que, de alguma maneira, o Hospital Pequeno Príncipe possa contribuir. Temos contribuído com materiais sobre a primeira infância e violência. A parceria tem tudo para se consolidar e é um casamento que tem dado certo”, disse a assessora.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464