Com o propósito de reduzir os danos sofridos pelas vítimas das enchentes nos municípios acreanos, os gestores das secretarias de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Henry Nogueira e Glenilson Figueiredo, uniram-se na terça-feira, 24, para traçar estratégias de recuperação da microeconomia rural.
A parceria entre as instituições propõe a execução de um plano de ações integradas, com foco nos pequenos produtores atingidos pelas enchentes em todo o Estado. A iniciativa prevê assistência técnica e oferta de insumos aos agricultores, com o intuito de estimular novas plantações.
Henry Nogueira destaca a importância da parceria. “A junção de esforços entre as instituições de governo fortalece o apoio ao pequeno produtor, buscando maneiras de recuperar a economia rural do Estado”, disse.
Programa do mel
Durante a reunião para definir as ações de auxílio aos produtores afetados pela alagação, os dois gestores reafirmaram o compromisso de fortalecer o Programa de Mel e incentivar a adesão de pequenos negócios. Em 2015, serão entregues cinco mil colmeias de abelhas sem ferrão, em Marechal Thaumaturgo, Tarauacá, Jordão e Cruzeiro do Sul.
A meliponicultura (criação racional de abelhas sem ferrão) é uma alternativa de renda para produtores rurais, já que pode ser desenvolvido paralelamente com outras atividades em uma mesma propriedade. O projeto atende prioritariamente famílias de baixa renda e faz parte do programa Acre Sem Miséria.