Nesta quarta-feira, 25, data em que se celebra o Dia da Indústria, o Acre comemora um grande passo em mostrar sua produção para o mundo, ao participar da maior feira mundial do ramo supermercadista – a Apas 2016 -, realizada entre os dias 2 e 5 deste mês, em São Paulo.
Em um estande específico para novos lançamentos da Peixes da Amazônia, outros produtos do Acre, como a castanha produzida pela Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), biscoitos e óleos de castanha produzidos pela Miragina e peças do artesanato acreano foram apresentados ao público que prestigiou o evento.
A realização da 32ª edição da feira trouxe novas perspectivas e oportunidades para o setor industrial, com a apresentação de novas tendências para o mercado consumidor.
Para o diretor da Agência de Negócios do Acre (Anac), Inácio Moreira Neto, essa foi uma conquista do Acre, que colocou em evidência para o mundo a força de projetos consolidados com a parceria público-privado-comunitária, garantindo o desenvolvimento econômico, como a Peixes da Amazônia.
O gestor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima, reiterou: “A participação na Apas só demonstra que temos potencial industrial e que a nossa produção tem qualidade. Prova disso foram o sucesso de público do estande do Acre e o interesse de empresas de vários estados no nosso pescado. Foi um grande passo de um caminho que estamos trilhando de desenvolvimento”.
Novos produtos no mercado
Com design prático e material totalmente reciclável, as novas embalagens da Peixes da Amazônia para o varejo foram lançadas durante a Apas.
Ainda, o restaurante de culinária japonesa Sassá Sushi, de São Paulo, fez o lançamento de pratos para a venda em atacado à base de pescado do Acre, que em breve estarão no mercado.
A empresa nacional Substância Gastronomia Light também lançou três novos produtos para comercialização com as espécies de pintado, pirarucu e tambaqui da Peixes da Amazônia.
Na ocasião, a rede nacional de restaurantes Vivenda do Camarão anunciou que a costelinha de tambaqui do Acre foi escolhido para representar o prato do Brasil no festival que está sendo realizado entre os meses de maio e agosto, em parceria com outras empresas do setor. O festival Guga Rocha, que carrega o nome de um chef de alto conceito no país, reúne o cardápio de cinco nações: Brasil, Franca, Noruega, Portugal e Itália.
Já a indústria Bella Sopa Light – que tem a distribuição de vendas feita pelo Grupo 5 – anunciou o lançamento para o mercado nacional pela empresa Matarazzo Suplicy Alimentos, da sopa com espécies de pescado, que será fornecido pela Peixes da Amazônia.
Diante dos resultados, o presidente da Central de Cooperativas de Piscicultores do Acre (Acrepeixe), Sansão Nogueira, falou das expectativas para o futuro. “Aqui tivemos a certeza de que nosso pescado tem qualidade e está sendo bem aceito nas prateleiras. Isso nos dá mais vontade de investir na piscicultura e continuar contribuindo com o desenvolvimento do Acre”, declarou.