Mais de 80% da população realizou sua biometria, no entanto, a procura aumentou bastante esta semana. Como consequência, são visíveis as grandes filas de espera de eleitores que ainda precisam atualizar seu título eleitoral. Segundo dados da assessoria do Tribunal Regional do Acre (TRE), na quarta-feira, 26, estavam pendentes cerca de 33 mil eleitores. O prazo se encerra amanhã, 1 de março.
No TRE, localizado na Via Verde, o tempo de espera é de aproximadamente duas horas e meia. Mesmo tendo 15 guichês, cada atendimento demora, em média, 15 minutos, e só no dia de ontem foram entregues 919 senhas. No entanto, o maior posto do TRE é o da Avenida Ceará, por isso ele é recomendado para quem ainda precisa ser atendido.
No ônibus da biometria, que está em frente ao Palácio Rio Branco, na manhã de hoje, foram distribuídas 150 senhas. O representante do TRE, José Edson Paiva, esclarece que há apenas dois guichês e, ainda assim, o atendimento ontem foi até as 20 horas. O eleitor Vânis de Melo levou até um banco para se acomodar e comenta, bem-humorado: “É melhor esperar sentado”.
Apesar dos mais de dez meses de convocação, a grande maioria dos eleitores justifica ter deixado para última hora com o clichê de “ser brasileiro”, como alega Odair Santos, que trabalha como vendedor. Uma exceção é a resposta do Juberlano Madeira, servidor público que teve seus documentos extraviados: “Recebi os novos esses dias. Então, só agora deu para vir”.
Até amanhã, o serviço continua disponível em sete pontos: Fórum Eleitoral de Rio Branco, Via Verde Shopping, Detran – em frente ao 7º BEC -, Hospital das Clínicas (Fundhacre), OCA, ônibus da biometria – em frente ao Palácio Rio Branco – e o prédio do TRE, localizado no Centro, próximo ao Terminal Urbano.