O governador Tião Viana se reuniu com o secretário de Educação, Marco Brandão, e com gestores da área para começar o planejamento do programa de erradicação do analfabetismo no Acre. A reunião foi na noite desta quarta-feira, 1, no Gabinete de Governo e tratou principalmente do processo de mobilização de alunos que envolverá todo o governo do Estado.
Segundo dados de 2013, o Acre possui 14,4% de sua população acima de 15 anos analfabeta. O número teve reduções expressivas nos últimos 16 anos no Estado, mas agora o governador Tião Viana quer como meta a erradicação completa do analfabetismo. “Nós precisamos estar muito unidos na capacidade de gestão e mobilizar toda a comunidade para isso. Envolveremos todas as secretarias estatais neste projeto”, reforçou o governador.
Neste primeiro momento, o projeto focará em reduzir o analfabetismo urbano nas cinco maiores cidades do Acre. O secretário Marco Brandão acredita que assim conseguirá reduzir mais 12% na taxa de analfabetismo de uma vez só. Com expectativa de começar a atender já em maio deste ano, o projeto abrirá 864 turmas, com mais de 11 mil alunos só em 2015. Os recursos virão do Ministério da Educação por intermédio do programa Brasil Alfabetizado e também devem contemplar bolsas e prêmios de valorização para os educadores.
A preocupação inicial é com a mobilização da população para o projeto, já que o verdadeiro público alvo é de pessoas analfabetas acima dos 45 anos. Um forte programa de comunicação e mídia já está sendo organizado.
“Precisamos acima de tudo realizar uma grande mobilização social. Não só anunciar no rádio e na TV, mas irmos aos bairros, nas igrejas, estar próximos da comunidade para trazê-los”, destacou Brandão.