Na quarta edição, o plano de contingência de enfrentamento ao coronavírus, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Centro de Operações de Emergência (COE) Covid-19, foi elogiado pela Coordenação-Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar (CGAHD), do Ministério da Saúde (MS).
Em mensagem, a consultora técnica do CGAHD, Patrícia Honoro, elogia o plano: “o de vocês está ótimo. Já enviamos para outros estados”.
O plano, que traça estratégias de prevenção para que sejam adotadas por todo o estado e também logística de atendimento aos pacientes de Covid-19, é moldado de acordo com o cenário presente, segundo a assessora do COE, Marília Carvalho.
“O plano pode ser revisado de acordo com a situação epidemiológica do Estado, não é um plano engessado. Ele é enviando ao MS para dar ciência sobre o que o Estado está executando”, explicou Marília.
Ações de vigilância, assistência, atenção básica, segundo Marília Carvalho, estão norteadas no instrumento. Ainda, os momentos e estratégias do plano são ativados de acordo com a incidência de casos, inclusive, organizando as regionais para atendimento.
“O plano está organizado, inclusive por regionais, Raimundo Chaar, no Alto Acre, o Hospital Regional do Juruá, como referência da região do Juruá e Hospital de Urgência e Emergência e UPA do Segundo Distrito para o Baixo Acre”, pontuou a assessora do COE, Marília Carvalho.
Confira o Plano de Contingência Estadual para a Infecção Humana pelo Novo Coronavírus – COVID-19:
Acre Plano Corona 2020 4 VERSÃ_O..pdf.pdf(1)