A elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento do Bambu é o objetivo do workshop realizado até esta sexta-feira, 20, na Livraria Paim, em Rio Branco.
É uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O evento é direcionado aos pesquisadores e técnicos que desenvolvem trabalhos com bambu e possam contribuir para a elaboração de um Plano Estadual de Desenvolvimento do Bambu, por meio da definição das linhas prioritárias, objetivos, estratégias, montante de recurso necessário, estabelecimento de responsabilidades, entre outros tópicos.
Ao todo, 24 instituições, entre órgãos públicos, privados, associações, cooperativas, institutos de pesquisa e empresários, estão participando do workshop que também conta com os representantes da Associação Brasileira de Produtores de Bambu (Aprobambu) e do Instituto Jatobás, que desenvolveu o Sistema Ecopolo, um modelo de desenvolvimento sustentável em municípios.
O coordenador do Centro Vocacional Tecnológico do Bambu e pesquisador da Funtac, Dixon Gomes Afonso, ressaltou a importância do evento. “Todos que tem atividades com o bambu estão aqui para contribuir com o plano para a cadeia produtiva no Acre”, explicou.