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Plataforma do Telessaúde auxilia para tirar dúvidas e monitorar suspeitos de Covid-19 – Noticias do Acre
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Plataforma do Telessaúde auxilia para tirar dúvidas e monitorar suspeitos de Covid-19

O Disque Coronavírus é canal de teledúvidas em que as pessoas ligam, ou mandam uma mensagem no Whatsapp e são atendidas por internos de Medicina do último ano, supervisionados por sete professores.

“É uma iniciativa da Universidade Federal do Acre (Ufac) com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para a população em geral. Nós disponibilizamos uma central de telefone da Organização das Centrais de Atendimentos (OCA), em que as pessoas podem ligar pra esse número e são atendidas, tiram dúvidas e são orientadas”, explica o coordenador do Disque Coronavírus, o médico cardiologista Odilson Silvestre.

Algumas ligações, segundo o médico, às vezes são combinadas via WhatsApp. “Fazemos avaliação por mensagem e ligação e até por vídeo para termos certeza dos sintomas e podermos avaliar com segurança. Nesse momento também temos psicólogos para realizarem atendimento quando necessário”, explica.

Já foram 1.100 atendimentos, entre ligações e mensagens no WhatsApp. Até o momento, desde o início de funcionamento, apenas 4 pessoas foram orientadas a procurarem o atendimento presencial nas unidades de referência para coronavírus, o que contribui para que não ocorram aglomerações que é onde pode elevar o número de contaminações.

As dúvidas que chegam até os alunos são sobre os sintomas e pedidos de orientações diante de uma suspeita de contaminação por coronavírus. Essas suspeitas em casos de risco e casos prováveis de Covid-19, quando a pessoa relata os sintomas da doença, os internos encaminham para o telemonitoramento.

São 86 alunos e cinco professores que supervisionam as atividades Foto: Cedida

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) colocou à disposição a plataforma Telessaúde, que faz uso das ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação para oferecer serviços e cuidados em saúde à distância, para que os atendimentos on-line sejam garantidos com rapidez.

Teleconsulta e telemonitoramento

Os atendimentos tiveram início na segunda-feira, 23 de março, e estão disponíveis de domingo a domingo. Segundo o médico Rodrigo Silveira, um dos professores que supervisionam os alunos, já foram cadastrados 119 casos suspeitos de síndrome gripal e 46 casos prováveis de coronavírus de pessoas que tiveram contato com pacientes confirmados.

“De segunda a domingo, desde que iniciamos, tivemos 878 chamadas. Nessa semana, até quarta-feira, 1º, fizemos 185 atendimentos on-line e por telefone”, pontuou o médico Rodrigo Silveira.

De acordo com Rodrigo, os alunos dividem-se em dois grupos “um que está em casa, atendendo pelos números de WhatsApp e outro que está na OCA. São 8 alunos por dia, e à noite funcionam apenas os números de WhatsApp”, esclarece.

A parceria entre Sesacre, Universidade Federal do Acre e Centro Universitário Uninorte contribui para que 86 alunos, internos do último período de Medicina estejam tirando dúvidas nesse momento em que a informação segura se faz preciosa para a saúde dos acreanos.

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