A Polícia Militar do Acre (PMAC) e o Instituto Dom Moacyr (IDM) realizaram na manhã dessa quinta- feira, 1, a formatura de conclusão do curso de Informática Básica, oferecido aos alunos do projeto social Guarda-Mirim (GM), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
A solenidade, que contemplou 157 jovens, ocorreu nas dependências do auditório do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
“Trabalhamos de forma a repassar aos jovens uma consciência e postura coerentes dentro dos ditames cívicos e militares, para que possam saber lidar com os problemas sociais”, disse o comandante do BPTran, tenente-coronel Antônio Teles.
O projeto é desenvolvido todos os anos pelo batalhão. Dentro da sua grade, traz as seguintes disciplinas: ordem unida, relacionamento interpessoal, atendimento ao público, trânsito e cidadania, e psicologia, entre outras.
O evento contou com a participação do subcomandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Ulysses Araújo, que parabenizou a determinação dos jovens e agradeceu aos pais pela confiança depositada na instituição: “Além de promover uma postura cidadã, a GM também prepara os adolescentes para o mercado de trabalho”, frisou.
Nova visão
Para o guarda-mirim Weber Souza, de 15 anos, o curso está sendo importante: “Aprendi várias coisas, já vejo a vida com outros olhos”, disse.
Eliana Souza, a mãe, concorda com essa percepção: “Houve uma notável melhora no seu comportamento. Agora ele tem sido mais disciplinado e responsável em seus afazeres, tanto em casa como na escola”.