Como parte dos projetos institucionais para promover a inclusão social e trabalhar de forma preventiva frente a problemas sociais, a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) formou mais de 14 mil alunos em programas educacionais e pedagógicos, entre crianças e adolescentes, além de realizar mais de mil palestras educativas em escolas públicas, alcançando mais de 23 mil ouvintes no ano de 2016.
Os temas giram em torno da prevenção às drogas e à violência nas escolas públicas e na comunidade. O objetivo é desenvolver habilidades que possibilitem ao jovem tomar decisões importantes.
Segundo o diretor operacional da PM, coronel Marcio Alves, “uma forma de trabalharmos a prevenção é alcançar as crianças que residem em áreas consideradas de risco, afastando-as das drogas e demais fatores que as colocariam no submundo do crime”, frisou.
Os programas institucionais
Entre as principais ações de caráter social desenvolvidas pela PM estão o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a Guarda Mirim, a Banda de Música Mirim e o Policiamento Escolar. Todos trabalham pedagogicamente buscando desenvolver valores morais. “Os programas sociais também objetivam o estreitamento dos laços entre PM e a comunidade, para que busquem juntas melhorias no que tange à manutenção da ordem pública e ao fortalecimento das ações relativas à segurança”, frisou o oficial.