A Secretaria de Segurança Pública iniciou na noite de segunda-feira, 26, as ações que farão parte de um conjunto de atividades comemorativas ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. O primeiro ato de abertura do evento foi realizado na Escola Irmã Maria Gabriela Soares, no bairro Preventório.
A Polícia Militar participou do começo das atividades com o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para os pais dos estudantes, que será ministrado ao longo da semana para quarenta participantes, sendo duas turmas, que moram nas proximidades do bairro. O curso consiste em capacitar os pais para ajudarem os filhos a fazerem escolhas positivas e conhecerem as consequências do uso de substâncias ilícitas.
As atividades a serem desenvolvidas fazem parte de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria de Segurança Pública, por meio do Programa “Crack, é Possível Vencer”, e Polícia Militar, que por meio de ações conjuntas pedagógicas e preventivas visam o enfrentamento às drogas e à violência.
A programação de eventos do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas possuirá curso de multiplicador sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas para professores e demais servidores, seminário sobre a cultura de paz nas escolas, oficinas de nivelamento do Fluxo Estadual do Eixo do Programa “Crack, é Possível Vencer” e outras ações, como Juventude em Ação, e se encerra com uma caminhada denominada Caminhada pela Paz. As atividades possuem agenda de aproximadamente um mês de duração.