O Comando de Policiamento Operacional I (CPO-I) da PM, responsável por Rio Branco, Sena Madureira e outras quatro cidades divulgou os dados das ações durante o mês de maio. Os cinco batalhões da capital realizaram 24.787 abordagens a pedestres, motociclistas, ciclistas e condutores veículos. As ações resultaram em 35 apreensões de armas de fogo e 76 armas brancas.
Além das ações de rotina, foram feitas 23 Operações Saturação Máxima, em Rio Branco, resultando em 23 conduções à Delegacia de Flagrantes. Totalizando em outras 2.631 abordagens. As operações não têm dia e nem hora certa para acontecer, podendo iniciar às três horas da manhã ou cinco da tarde, tudo depende do direcionamento da Análise Criminal.
“Maio foi positivo, principalmente nas ações de abordagens da Polícia Militar, mas também nas operações realizadas em conjunto com a Polícia Civil e outros órgãos. Tudo isso fez com que os índices de criminalidade, em relação ao ano passado, fossem menores”, destacou o comandante do CPO-I, coronel Ulysses Araújo.
Ao todo, foram recuperados 43 veículos com restrições de roubo ou furto, sendo 12 carros e 31 motos. O destaque ficou com o 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), que recuperou 15 veículos. Além das ações repressivas, os policiais de todos os batalhões realizam ações comunitárias nos bairros de Rio Branco. Foram 1.058 visitas em escolas e 44 palestras.
“A gente continua nesse ritmo, no intuito de reduzir ainda mais. Quem ganha é a sociedade acreana, pois além da sensação de segurança, os números demonstram que a Segurança Pública tem melhorado em relação às abordagens e apreensões”, disse o coronel Ulysses.