A Polícia Militar do Acre (PMAC) apresentou aos diretores e coordenadores de escolas públicas da capital, na manhã desta segunda-feira, 14, o projeto “Prevenção com arte é bem melhor”, que visa prevenir o uso de drogas nas escolas.
As discussões dessa problemática envolve educadores, pais, alunos e especialistas da área que buscam uma solução eficaz.
A ação desenvolvida pela Coordenação de Policiamento Escolar, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), atuará com ações pedagógicas, proativas e preventivas.
Ações do projeto
A primeira ação do projeto é a capacitação de professores, que terão disciplinas de Prevenção do Uso de Drogas, Composição Química das Drogas, e Mediação de Conflitos para Educadores de Escolas Públicas.
“Com essa capacitação, eles serão capazes de diagnosticar possíveis usuários dentro e fora da sala de aula, contribuindo para o fortalecimento das relações sociais na comunidade escolar, o qual proporcionará a construção desse projeto de intervenção no sentido de promover um ambiente escolar mais saudável e livre da violência e das drogas”, frisou o coronel Ulysses Araújo, subcomandante-geral da PMAC.
Inicialmente, o “Prevenção com arte é bem melhor” será desenvolvido nas Escolas Estaduais José Ribamar Batista (EJORB), Heloísa Mourão Marques, Jovem Boa União e Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), além da escola de Capixaba Argentina Pereira Feitosa.