Em reunião na tarde desta quarta-feira, 19, as coordenações regionais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) decidiram interromper o tráfego de veículos pela BR-364. O procedimento se fez necessário em razão do nível recorde das águas do Rio Madeira, que está 60 centímetros acima da camada asfáltica da estrada.
As interrupções se verificam nos trechos entre os distritos de Jaci-Paraná, Nova Mutum e Vista Alegre do Abunã. Segundo Gilvan Rezende, inspetor da PRF, o trecho foi interditado às 18 horas, e permanecerá assim até as 8 horas, quando uma nova avaliação técnica será realizada. “Essa medida foi tomada para garantir a segurança de quem trafega pela BR-364. Em alguns trechos as águas tomaram mais de um quilômetro de pista”, afirmou.
Duas equipes da PRF permanecem no local e já sinalizaram as áreas isoladas. Empresas de ônibus e transportadoras de cargas e de combustível já foram informadas sobre a interrupção e aconselhadas a suspender o trânsito de seus veículos no período noturno.
Márcia Regina, chefe da Casa Civil, informou que, como fora anunciado pelo governador Tião Viana, até que se estabeleçam as alternativas levantadas pela Defesa Civil Nacional e pela Defesa Civil do Estado de Rondônia, o governo do Acre garantiu a vinda de combustível, por Cruzeiro do Sul, com a BR Distribuidora.