O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) ofereceu a 18 policiais penais de Brasileia e Epitaciolândia o curso de Atualização e Alinhamento do Sistema de Acompanhamento e Custódia 24 Horas (Sac24). A capacitação teve duração de uma semana, com encerramento no último sábado, 26.
Policiais penais que atuam nas centrais de monitoramento eletrônico de presos em todo o estado participarão da capacitação. Outros dez policiais de Sena Madureira já foram capacitados na primeira turma do curso, ofertada em maio.
O objetivo das instruções é o alinhamento entre as equipes quanto ao uso adequado das ferramentas do sistema de acompanhamento de presos, rotina e abordagem na rua. As aulas são ministradas por policiais penais da Unidade de Monitoramento Eletrônico de presos de Rio Branco e buscam atingir todo o interior do Acre.
O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, destacou que a capacitação constante de servidores é a principal ferramenta para se garantir eficiência e eficácia nos serviços desenvolvidos pelo Iapen. “Uma equipe alinhada trabalha com um único objetivo, com foco. No que diz respeito à segurança pública, todos os esforços devem ter um único alvo: o combate à criminalidade”, disse.