Com apoio da Polícia Militar, policiais penais da Unidade de Monitoramento Eletrônico de Presos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realizam, desde a última terça-feira, 4, uma operação de fiscalização e acompanhamento de monitorados nos municípios de Brasileia, Xapuri e Epitaciolândia.
A operação tem como foco, ainda, a verificação do funcionamento das tornozeleiras eletrônicas e a comprovação de cartas de emprego junto às empresas. O serviço faz parte da rotina dos policiais penais, que diariamente realizam esse tipo de fiscalização na capital e no interior.
“Neste momento estamos no Alto Acre, reforçando as ações dos policiais que ali fazem esse trabalho”, destacou o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, explicando que ações como esta fazem parte do planejamento estratégico da gestão e a ideia é que sejam intensificadas em todo o estado.
Cunha ressaltou, ainda, que este é o papel do Iapen enquanto instituição de execução penal, fazendo com que, neste caso, presos em regime semiaberto e em medidas provisórias de todas as comarcas sejam devidamente acompanhados. “É o fiel cumprimento da pena, das normas e regras do monitoramento”, concluiu.