A edição deste ano da Expoacre está repleta de novidades. Uma delas é a presença da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), que durante os nove dias do evento, estará funcionando no parque de exposições das 16h às 22h horas com a divulgação de panfletos e explicações de temas sociais.
Com o objetivo de auxiliar mulheres, especificamente com medida protetiva deferida pela justiça, a secretaria irá disponibilizar o aplicativo Botão da Vida e a Patrulha Maria da Penha, que faz parte do programa iniciado pelo Governo do Estado, com um conjunto de políticas públicas voltado para vítimas de violência doméstica.
A diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Isnailda Gondim, ressaltou que todas as ações serão orientativas para mulheres. “Vamos estar presente nos eventos diurnos e noturnos para explicar às mulheres seus direitos e as leis que as amparam, destacando violência doméstica e importunação sexual”.
As equipes da secretaria irão falar sobre os direitos das mulheres em relação ao cumprimento das leis Maria da Penha, do Minuto Seguinte e de Importunação Sexual orientando as pessoas a coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e a eliminar todas as formas de discriminação, além falar sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual.