Dois telões, um instalado na praça, e outro na frente do Palácio Rio Branco, exibiram a cerimônia de posse
O público que acompanhou a posse do governador Gladson Cameli começou a chegar por volta de 13h30 desta terça-feira, 1º, e aos poucos foi ocupando o espaço da praça Eurico Dutra. A tarde nublada favoreceu a participação popular, marcada pela presença de famílias inteiras. Dois telões, instalados na praça e em frente do Palácio Rio Branco, exibiram a cerimônia de posse, oficializada por meio de Ato Constitucional realizado na Assembleia Legislativa do Acre.
Os olhos atentos e a esperança de ver mais um governador empossado fez com que Jerônimo Francalino Rodrigues, de 79 anos, saísse cedo de casa. O operador de máquinas pesadas aposentado, e ex-seringueiro, vem acompanhando as solenidades desde o governador Orleir Cameli, tio de Gladson. Ele faz questão de dizer que, mesmo sem saber ler ou escrever, procura se informar sobre a vida política do estado e espera que o governo possa trabalhar para fazer um novo futuro para todos.
A estudante Juciele Souza, junto com as filhas Maria Isabel de 4 anos e Manuela, de apenas dois meses, fez questão de ver de perto a posse do novo governador. “Votei nele. Quis vir prestigiar a posse. Espero que faça um bom governo especialmente na área de segurança, pra que a gente possa andar livre nas ruas. Eu tenho esperança”.
Os amigos Jeferson Alencar e Laison Costa cobriram-se com a bandeira do Acre para participar do ato pela primeira vez. Para eles, esta eleição representa um grito de liberdade. “Vislumbro um futuro melhor. Desejo que os números negativos mudem, que o estado possa crescer”, diz Jeferson. “Vim com muita satisfação apostando que vai dar certo”, complementa Laison.
A aposentada Josineide Souza, 65, nunca havia participado de uma solenidade de posse e diz que tem expectativas de melhorias especialmente para as áreas de saúde, educação e segurança. Próxima à grade de isolamento que separava população de autoridades, a servidora pública pôde ver de perto a chegada do governador como pretendia.
Natural de Tarauacá, a família de Denilson Saboia, que o acompanha enquanto ele conclui o Ensino Médio, estava feliz de poder participar do ato popular. José e Teresa Saboia Kaxinawa estão atentos às mudanças e creem que é preciso conhecer melhor as ações do novo governo. “É importante para nós participar da posse”, diz José Saboia.
Em seu discurso, o governador Gladson Cameli disse que sua missão é ser um representante do povo e que ele e sua equipe irão trabalhar para esta mesma soberana autoridade, que é o povo do Acre. “Não há espaço para projetos pessoais”, enfatiza.